Pagamentos
Como é cobrado o IVA aos compradores na UE?

O IVA é pago pelos compradores na UE que não possuem um número de registro de IVA válido para os seguintes tipos de transações:

• Pagamento de serviços de informação/publicidade.

• Taxas de processamento de pedidos.

Se o comprador for uma pessoa física (B2C), aplicamos a ele/ela a taxa de IVA local aplicável em seu país de origem, de acordo com o sistema MOSS. Por exemplo, na Estônia, a alíquota é de 22%, mas para um cliente na Grécia, onde a alíquota local é de 24%, será aplicada uma alíquota de 24%.

Se um comprador for uma pessoa jurídica (B2B) com um número de IVA válido, uma taxa de IVA de 0% será aplicada e você deverá usar o mecanismo de cobrança reversa do IVA para transações na UE de acordo com a Lei 196 (Diretiva do Conselho 2006/112/ CE). O procedimento de autoliquidação é administrado pelas autoridades fiscais locais. Eles ou seu contador devem fornecer mais informações sobre como você deve contabilizar o IVA em seu país.

Para clientes na Estônia, independentemente de serem pessoas jurídicas (B2B) ou pessoas físicas (B2C), e independentemente de terem um número de contribuinte, será aplicada uma taxa de IVA local de 22%.

Validação do número de registro do IVA

Os números de registro de IVA (IVA da UE) são verificados por meio de um serviço terceirizado fornecido pela Comissão Europeia VIES. Se você especificou um número de IVA válido e recebeu uma mensagem de erro "Número inválido", entre em contato com o suporte. Às vezes, os registros do departamento de impostos locais vacilam e leva tempo para restaurá-los.

E se você não tiver um número de IVA (uma exceção se aplica em alguns países)?

Em alguns estados membros da UE, uma empresa não precisa de um número de IVA para usar o mecanismo de cobrança reversa do IVA para transações na UE. Atualmente, o PRNEWS.IO funciona apenas com base nos números de registro de IVA válidos necessários.

Posso especificar outro país durante a viagem?

Independentemente do país para o qual você esteja viajando, certifique-se de que o país escolhido para fins de pagamento seja o seu país de residência fiscal.